sexta-feira, 25 de março de 2011


O CIRCO CHEGOU
 Devido a grande polemica gerada por uma licença concedida para a instalação da lona do Grande Circo Las Vegas na entrada do ex bairro nobre da ferradura em Armação dos Búzios, me fez recordar a passagem de um circo por uma pequena cidade a alguns anos atrás.
Antes de criarem Leis de Proteção aos Animais, os  espetáculos circenses eram  grandiosos ,devido não só a performance dos palhaços, equilibristas, trapezistas e mágicos, como também dos treinadores e domadores de animais. E os próprios animais eram por fim, uma atração a parte. Com o passar dos anos os circos foram perdendo espaço para os programas de televisão que tinha tudo isto na sala da casa. Era só fazer a pipoca.
Mas voltemos a falar da pequena cidade de anos atrás. Em um dia qualquer como em qualquer cidade pequena, onde se tem sempre a impressão que o tempo demora mais a passar, e as vezes parece até que parou mesmo. Chegou uma caravana de caminhões e caminhonetes bem velhas, com suas carrocerias cobertas por surradas lonas, juntamente com carros velhos rebocando trailers mais velhos ainda, e completando o cortejo um caminhão baú com portas laterais abertas onde podia-se ver, jaulas com casais de macacos, uma zebra meio banguela, um cavalo velho, cães e por último um casal de sonolentos e muito magros leões.  Mas magros mesmo.
Depois de escolherem o local para armar o circo, todos os seus componentes trabalharam um  dia inteiro em sua montagem, e depois de tudo pronto alguns saíram pelas poerentas ruas tocando instrumentos musicais e distribuindo panfletos para os moradores. Enquanto os olhos da criançada brilhavam vendo palhaços fazendo graça e jogando balas e pirulitos na direção deles.
No dia da estréia o circo lotou. No camarote reservado as autoridades estava o Prefeito, que ao ouvir aplausos ficava de pé acenando para o povo, o Cabo da PM, que era o comandante do destacamento de dois soldados, o Padre com sua batina fedendo a naftalina, e com o nariz vermelho causado por alguns copos de vinho, o tabelião que não tirava o olho da dançarina mulata, e fechando o time de autoridades, o médico local conhecido como Doutor Cachacinha, que gostava muito da “ branquinha mardita”
Depois de todas as atrações terem se apresentado, o dono do circo que era o mágico e também o apresentador, encheu os pulmões e falou bem alto.
- Respeitável público. Direto da África para o nosso circo, o rei e a rainha da selva.
           - Que entre os leões.
Algumas pessoas até ameaçaram saírem correndo, mas ao grito do apresentador dizendo.
- Calma que o leão é manso. Tudo voltou ao normal.
Nesse meio tempo entra um sujeito fortão puxando uma jaula, onde se via o casal de leões no maior ronco do mundo. O homem fazia de tudo para que os animais levantassem, mas só conseguiu quando jogou meio frango para cada um. E a vaia durou alguns minutos. Antes de todos saírem indignados com as feras que mais pareciam gatos vira latas.
Passado alguns dias o domador do circo levou o casal de felinos para um passeio pela cidade, e as pessoas se espantaram ao verem que os dois animais estavam bem gordinhos. Nisto alguém perguntou:
- Será que este mistério tem algo a ver com essas crianças que andam passando direto em direção ao circo com sacos nas costas?
Uma velhinha na porta de uma mercearia gritou:
- Meus dois cachorros desde ontem não aparecem em casa.
- Os meus vira latas e duas galinhas também sumiram. Disse outra mulher. E assim notaram que  alguns  vira latas que ficavam o dia inteiro na porta do açougue também  tinham desaparecido. E partiram todos para procurar o Cabo comandante para tomar as  devidas providências em cima do ocorrido. E em seguida todos partiram em direção ao circo para ouvir as explicações do dono.
Depois de feitas as investigações preliminares, o Cabo descobriu que um dos integrantes da trupe circense tinha prometido a uns meninos, que se levassem algum alimento para os leões eles entrariam de graça. E sendo assim, o circo foi obrigado a abandonar a cidade,e bastante rápido devido uma ameaça feita por um cidadão que teria prometido tocar fogo por vingança, já que sua cadela chamada Mimosa havia desaparecido.

2 comentários: