sábado, 31 de março de 2012


ENCHENTE EM BAIXO GUANDU

As cidades de Baixo Guandu e Aimorés são distantes apenas cinco quilômetros uma da outra, sendo que Baixo Guandu está no Espírito Santo e Aimorés em Minas Gerais.
Em certa ocasião choveu muito na cabeceira do Rio Doce fazendo com que aumentasse, e muito o seu nível, e alagasse quase que completamente a cidade de Aimorés. Grande parte dos moradores de Aimorés tinha parentes em Baixo Guandu e partiram para a cidade vizinha para se abrigar, já que o numero de desabrigados foi muito grande. Como o nível da água chegou quase na altura do telhado das casas em certos bairros os moradores perderam tudo o que tinham.
Mas sempre que acontece algum desastre natural, as pessoas se solidarizam para arrecadar algum tipo de ajuda, fosse vestuário, água e alimento, e também a
 principal nestas horas tão difíceis, a ajuda espiritual.
Existe também aquela ajuda moral, pessoas dizendo aquele monte de frases tipo: o importante é que estamos vivos, ou estamos com saúde e é isso que importa, ou então, temos que agradecer a Deus até pelo infortúnio. E como toda a cidade pequena tem a sua estação de radio comunitário, Aimorés também tinha a sua e o seu locutor oficial para não fugir a regra, era uma figura. Ele cantava, fazia entrevistas, fazia jingles, recitava poemas, fazia locução de anúncios fúnebres, narrava jogos de futebol, e etc.
Durante os primeiros dias, onde a situação era calamitosa, o locutor era uma verdadeira mão na roda, fazendo com que todas as pessoas tivessem notícias uma das outras e soubessem como estavam acontecendo os trabalhos do poder público para a recuperação da cidade, devido o prefeito usar o microfone para confortar os cidadãos.
Mas o fato engraçado para uns e triste para outros, foi quando o locutor recebeu a notícia que a ponte sobre o Rio Doce tinha acabado de desabar. O sujeito pediu atenção, e muita atenção mesmo a todos os cidadãos aimoreenses para a próxima notícia que ele daria. E com uma voz rouca de locutor dando nota de falecimento, disse: 
Prezados cidadãos Aimoreenses. É como muito pesar que anuncio que a ponte caiu. Não estão atravessando carros pequenos. E muito menos os grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário